Vinte cinco anos depois das primeiras emissões, a Teledifusão de Macau (TDM) aposta na ligação entre a China e os países de língua portuguesa com o lançamento de um canal por satélite, disse à agência Lusa Manuel Gonçalves.

Depois de «muitas dificuldades» a nível financeiro ou tecnológico que o presidente da Comissão Executiva, Manuel Gonçalves, classificou como «próprias de um certo período de Macau», a TDM vive há cerca de cinco anos «uma estabilidade e uma capacidade de começar a pensar no futuro».

«A TDM existe para servir a população de Macau. É o serviço público de televisão e rádio», disse ao salientar que até ao final do ano a empresa está a emitir cinco canais digitais e será lançado o canal por satélite com o objectivo de ligar a China aos países de língua portuguesa através da plataforma de Macau que «não pode ser apenas económica».

Novidades Eutelsat

A Eutelsat Communications anunciou a entrada em serviço das cargas úteis em banda Ku e em banda C do seu satélite W2A, lançado no passado dia 3 de Abril: a transferência dos serviços anteriormente explorados no satélite W1 foi realizada com êxito na noite de 18 para 19 de Maio. Recorde-se que este novo satélite vem triplicar os recursos nos 10º Este, uma das principais posições orbitais no mercado dos serviços vídeo profissionais, de dados e de alto débito, na Europa e em África.

O canal francófono TV5Monde anunciou em Cannes o lançamento, no próximo Outono, de uma plataforma “video-on-demand” (VOD) dedicada ao cinema francófono. O objectivo para daqui a 3 anos é conseguir alcançar a meta dos 20.000 “downloads” por ano.

A Metro Goldwyn Mayer (MGM) estabeleceu um acordo com o Meo Videoclube para a disponibilização de obras em formato vídeo-on-demand.

No âmbito deste acordo, será estreado amanhã no Meo Videoclube o filme «007 – Quantum of Solace» (2008), protagonizado por Daniel Craig, no papel do espião ao serviço de Sua Majestade britânica.

O acordo com a gigante do cinema vai permitir ao Meo aceder a obras como «Platoon», «Rocky», «O Sil_êncio dos Inocentes», «O Bom, o Mau e o Vilão», entre outros.

Actualmente, o Meo tem acordos com outras empresas de referência mundial, como a NBC Universal, Disney, Paramount Pictures e Warner Bros. «Brevemente», a Sony Picutres vai juntar-se a esta lista, segundo o divulgado em comunicado.

O acordo da MGM com o Meo é a primeira parceria que a gigante norte-americana estabelece em Portugal na área de vídeo-on-demand.

Depois de Patrícia Bull, o Canal Panda escolheu a actriz Ana Sofia Santos para apresentar a terceira temporada do programa “Panda Atelier”, com estreia marcada para este sábado dia 23 de Maio. Este é um espaço de produção nacional com cerca de 10 minutos de duração, que pretende revelar os segredos dos trabalhos manuais, incitando ao sentido de harmonia, composição de cores e ao desenvolvimento de potencialidades dos mais pequenos. É exibido às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos, às 7h30, 12h00 e 21h00.

O operador Astrium assinou um acordo de parceria estratégica e tecnológica com a empresa pública do Cazaquistão “Kazakhstan Gharysh Sapary”, que vai permitir à primeira participar activamente no desenvolvimento da indústria espacial daquele país, concebendo – entre outras operações – um importante centro de integração de satélites. Por outro lado, à luz deste acordo, a Astrium irá fornecer ao Cazaquistão também dois satélites de observação da Terra, assim como estações de recepção.

O conhecido canal Fashion TV, dedicado ao universo da moda, já tem a sua versão em Alta Definição distribuída nos Estados Unidos, mais precisamente na rede do operador DishNetwork. Recorde-se que a programação deste canal HD é distinta daquela que podemos seguir no Fashion TV em definição “standard”.

O canal noticioso francófono France 24 lançou há dias uma nova grelha nas suas versões inglesa e francesa, que se destaca por mais programas em directo, mais debates e mais conteúdos económicos. Relembre-se que o France emite diariamente 24 horas em língua francesa e inglesa, além de 10 horas diárias em árabe.

A plataforma Meo tem disponíveis desde ontem na sua rede IPTV (via ADSL e fibra) três novos serviços e funcionalidades, acessíveis de forma gratuita no menu principal. Trata-se de “A Minha Conta”, uma área pessoal onde o cliente pode consultar os canais e pacotes subscritos, assim como os filmes alugados durante o mês corrente; “Meo Magazine”, uma revista interactiva de programação com sugestões de programas de televisão e de Videoclube, que permite também agendar gravações, subscrever canais ou alugar um filme que esteja em destaque; e “Jogos”, uma área organizada em “Kids” (com “Mogoles” e “Sudoku Jr”), “Estratégia” e “Puzzle” (com “Sudoku”, “Cosmox” e “Patience”), “Tabuleiro” e “Arcade” (com “Drop Duel”, “Kaboom”, “Rockswap Adventures” e “Chess Challenge”).

O AXN estreia em exclusivo esta quinta-feira dia 21 de Maio às 22h25 a 7ª temporada de “C.S.I. Miami”, com a emissão de um episódio duplo. Horatio Caine fez muitos inimigos na sua cruzada contra o crime. No final da sexta temporada, o inevitável acontece: uma bala muda tudo; Horatio Caine é atingido e fica entre a vida e a morte. A dúvida ficou no ar! Terá Horatio morrido? A sétima temporada traz a resposta a este e outros mistérios...

A rede de fibra óptica da ZON Multimedia já cobre um milhão de casas portuguesas, afirmou o administrador da empresa Luís Lopes à agência Reuters, admitindo ainda querer triplicar essa cobertura até ao final deste ano. De momento esta rede permite oferecer serviços “triple play” via banda larga a uma velocidade de 100 Mbps, mas segundo Luís Lopes estão actualmente a decorrer testes com velocidades de 200 e 400 Mbps, podendo as respectivas ofertas comerciais surgir ainda este ano ou no início de 2010.

PT lança Meo Fibra

Na passada sexta-feira a Portugal Telecom (PT) apresentou mais em pormenor a sua aposta em fibra óptica que visa “abastecer” um milhão de casas portuguesas até ao final deste ano, através de uma rede com mais de 50.000 km de cabos que ligará directamente a casa dos clientes (ver notícia de sexta-feira dia 15). A aposta comercial nesta tecnologia passa pelo lançamento de uma oferta “triple-play” (televisão, internet e telefone), já disponível em vários pontos do país – consultar o site www.meofibra.pt para verificar a cobertura –, dividida em dois “packs”: Meo Fibra 20 Megas (70 canais de TV, acesso à internet de 20 Mb e chamadas grátis das 21h00 às 09h00, por 49,90 euros/mês – 55,90 euros após 12 meses) e Meo Fibra 100 Megas (100 canais de TV, acesso à internet de 100 Mb e chamadas chamadas ilimitadas, por 54,90 euros/mês – 70,90 euros após 12 meses). Evocando as vantagens da fibra óptica, Zeinal Bava, presidente executivo da PT, destacou a recepção do serviço de televisão num número ilimitado de televisores da casa (porém, o acesso a canais HD está limitado a 3 televisores), a difusão de mais canais de Alta Definição (apesar de estes serem transmitidos em 720p), um contacto com novas tecnologias, como é o caso da 3D – ainda não há previsão quanto à difusão deste tipo de conteúdos – e ainda um acesso a velocidades de internet nunca vistas: “Nos nossos concorrentes são ofertas de ‘até 100 Mb/s’, no nosso caso esse é o mínimo que podemos dar aos portugueses, e já estamos virados para os 1Gb/s”. Questionado pela Tele Satélite se a oferta Meo Fibra não irá ser um travão ao desenvolvimento do Meo IPTV, Zeinal Bava sublinhou que se trata antes de uma evolução natural: “Há certas zonas onde o IPTV está mais do que adequado, mas há outras onde é melhor a fibra devido à qualidade da cobertura local ou à distância entre as casas e a central”. De realçar ainda que a PT aproveitou esta apresentação para anunciar o rejuvenescimento da imagem da marca, que passa agora a assumir tons completamente azuis (a mesma cor que aquela aplicada no logo da TMN).

A National Basketball Association anuncia uma parceria com o Eurosport, o grupo de entretenimento desportivo líder na Europa, para disponibilizar aos fãs “top plays” (os melhores momentos) diários e semanais da NBA através dos websites Eurosport. Assim, para os “Playoffs” ainda por disputar e para as Finais da NBA, o Eurosport vai apresentar resumos diários e semanais com as melhores jogadas da competição, os quais estarão disponíveis nos sites conjuntos Yahoo! Eurosport em Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido, bem como no eurosport.fr em França.

Foi verificada uma anomalia no satélite de telecomunicações W2A, lançado no início do mês de Abril, anunciou esta quinta-feira o operador Eutelsat. “Existe uma anomalia em relação às especificações numa das cargas úteis do satélite”, adiantou o director-geral delegado da Eutelsat, Jean-Paul Brillaud. O problema, que efecta a carga útil em banda S, poderá comprometer a difusão de serviços móveis exploradas pela Solaris Mobile – uma “joint-venture” entre a Eutelsat e a SES Astra –, que deverá lançar os seus serviços no início de 2010, estando nesta altura a proceder-se a verificações adicionais para se tentar conhecer a amplitude do problema. As duas outras cargas úteis incluídas neste satélite não foram afectadas pela anomalia que o operador pan-europeu deu agora a conhecer.

MEO: 384 mil assinantes

O serviço de televisão Meo (IPTV e Satélite) somou 72 mil novos assinantes durante o 1º trimestre de 2009, totalizando agora 384.000 subscritores, revelam os resultados divulgados esta quinta-feira pela PT. Segundo esses mesmos resultados, os clientes de TV por subscrição já representam 14,5% das linhas geradoras de tráfego e 51,1% dos clientes ADSL, sendo também que cerca de de 50% de clientes IPTV do Meo já utilizaram o serviço de “video-on-demand” (VOD), consumindo em média 2,8 filmes por mês.

No dia em que divulgou os seus resultados para o 1º trimestre 2009, a Portugal Telecom (PT) anunciou também um investimento maciço na rede de fibra óptica – Rede de Nova Geração (“RNG”) – , a qual “permitirá que os portugueses tenham uma experiência de televisão e internet totalmente inovadora, ao permitir serviços de alto débito e de elevada qualidade”, ao mesmo tempo que vai “permitir à PT atingir os seus objectivos de liderança em todas as áreas de actuação no mercado doméstico e de crescimento futuro rentável”, indica o operador num comunicado. A PT pretende fazer chegar fibra óptica a um milhão de casas portuguesas até ao final de 2009.

Uma notícia que diz respeito à distribuição no nosso país do “Tooway”, o serviço de internet via satélite da Eutelsat (ver Tele Satélite de Maio – nº 234): Alessandro Cirenei, responsável da Sky Logic Espanha, adiantou à Tele Satélite que muito em breve este serviço poderá ser comercializado entre nós via empresa Infórmatica El Corte inglés, que também já distribui o “Tooway” no país vizinho.

TVE elimina publicidade

O conselho de ministros espanhol aprovou na passada sexta-feira um novo modelo de financiamento da TVE que prevê a eliminação de toda a publicidade da televisão pública a partir do próximo mês de Setembro, anunciou María Teresa Fernández de la Vega, vice-presidente do governo do país vizinho. O orçamento da TVE será agora financiado pelos operadores de telecomunicações, os quais já manifestaram o seu descontentamento por esta medida, bem como a sua intenção de aplicar uma taxa adicional de 0,9% na factura aos seus clientes.

Por enquanto trata-se apenas de rumores, mas existe uma forte probabilidade de que o bem conhecido operador alemão Premiere sofra uma mudança de nome – passando a designar-se Sky Deutschland –, seguindo assim as “pisadas” de outros activos controlados pela News Corporation de Rupert Murdoch que integram a designação Sky, como é o caso dos “bouquets” Sky Digital (Grã-Bretanha) e Sky Italia (Itália). Recorde-se que a News Corporation controla 30,5% do capital da Premiere, sendo assim o seu accionista mais importante.

Está agendado para esta segunda-feira dia 11, às 19h01 (hora de Lisboa), o lançamento do “vaivém” norte-americano “Atlantis”, com 7 astronautas a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional. Conforme já foi indicado neste site, essa missão tem como principal objectivo a substituição ou reparação dos instrumentos científicos a bordo do telescópio “Hubble”. Para seguir este lançamento em directo clique aqui.

“Os Tudors” no MOV

O canal MOV estreia esta segunda dia 11 de Maio a 1ª temporada da série “Os Tudors”, com Jonathan Rhys-Meyers no papel principal. Uma emocionante série dramática sobre o longo reinado de Henrique VIII de Inglaterra, para seguir às segundas-feiras às 22h15.

O novo formato “She’s Got the Look” é uma competição de modelos diferente do habitual, pois nesta só têm lugar mulheres com mais de 35 anos, que agora conhecem a possibilidade de ter uma segunda oportunidade numa carreira no difícil e competitivo mundo da moda. O prémio final promete ser o ponto de partida para uma enorme revolução na vida da vencedora: um contrato com a reputada agência Wilhelmina, bem como um ensaio exclusivo para o magazine “Self”. Para acompanhar na SIC Mulher a partir deste domingo dia 10 às 22h45 as diferentes fases de um longo processo de selecção, até à escolha final.

O National Geographic Channel (NGC) está a desenvolver em Portugal um projecto inovador e ambientalmente sustentável – a “Casa Eficiente NGC by EDP” –, com o intuito de sensibilizar e educar crianças e adultos para as tão prementes questões ambientais, nomeadamente para pequenas alterações comportamentais que podemos implementar nas nossas rotinas domésticas, que em muito podem contribuir para a redução da “Pegada Humana” de cada um de nós. A “Casa Eficiente NGC by EDP” é uma casa comum, com cerca de 100 m2, que vai ser construída junto ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e inaugurada no “Dia da Energia”, que se celebra a 29 de Maio, estando aberta ao público até 5 Julho 2009. Ali, os visitantes poderão conhecer, passo a passo e divisão a divisão, sugestões que ajudam não só a preservar o Planeta Terra como também a reduzir os custos mensais de cada casa. A entrada é gratuita e a Casa pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, e aos fins-de-semana e feriados entre as 11h00 e as 19h00. Marcações: 21 099 78 78 ou ngc@natgeo.pt

A ZON TVCabo tem agora um espaço televisivo dedicado às touradas – trata-se da temporada taurina espanhola –, na posição 29 da sua grelha digital (satélite e cabo), disponível mediante uma assinatura: 9,99 euros/mês ou 49,99 euros para toda a temporada (de Maio a Outubro), podendo esta programação ser vista ainda em “pay-per-view” na plataforma ZON Videoclube. Nos dias de difusão, o espaço “Festa Brava” abre a sua antena às 16h00, exibindo conteúdos (tertúlias com os comentadores mais respeitados do meio espanhol, documentários, corrida, resumo com repetições em câmara lenta...) pela madrugada fora. A oportunidade de distribuir conteúdos desta temática a um público de aficionados surge, por um lado, da relação do operador português com a Sogecable, grupo líder da televisão paga em Espanha, que se dedica à distribuição e produção de canais; e, por outro, da inexistência em Portugal de um espaço televisivo ou plataforma que disponibilize estes conteúdos com esta abrangência.

Para mais informações sobre a programação, http://www.zon.pt/Televisao/DetalheTv.aspx?detail=XzU1J7

A Portugal Telecom e a empresa norte-americana Coming Incorporated, o maior fabricante de fibra óptica do Mundo, assinaram esta sexta-feira um acordo de colaboração para desenvolver, testar e instalar soluções inovadoras de tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) para a próxima geração de rede de fibra óptica a ser instalada no nosso país. “O nosso principal objectivo é oferecer aos nossos clientes serviços de alta qualidade a preços competitivos baseados em soluções de fibra inovadoras e fiáveis”, afirmou Zeinal Bava, presidente executivo da PT, no seguimento da assinatura desta parceria. Para o mercado português, a Corning vai utilizar a sua nova fibra ClearCurve, centenas de vezes mais flexível que a fibra tradicional.



Esta sexta-feira 8 de Maio às 22h45 o Sony Entertainment Television estreia a série “Josh a Olho Nu". Em cada episódio, a vida do protagonista torna-se um manancial de peripécias à medida que vamos assistindo às suas tentativas de encontrar namoradas nas saídas por Montreal; à medida que ele descobre as “maravilhas” das relações modernas, experimenta em primeira-mão as realidades antropológicas que ele próprio ensina...

Ao contrário do que tinham anunciado no passado Outono, os canais públicos alemães ARD e ZDF vão acompanhar as etapas da edição 2009 da Volta à França em bicicleta – mais conhecida por “Tour” de França –, difundindo a última hora de cada etapa. Recorde-se que em Outubro passado esses canais tinham justificado a saída deste evento desportivo das suas grelhas devido aos casos de “doping” verificados com vários ciclistas. “O valor desportivo do ‘Tour’ diminui consideravelmente devido à multiplicação dos casos de doping”, lamentou na altura o presidente do ARD, Fritz Raff.

A RTPN voltou a ocupar o antigo lugar na grelha de programação e passou a estar incluída em todos os pacotes da Zon TV Cabo, depois de o canal e a distribuidora terem chegado a acordo na sexta-feira.

Este acordo surge na sequência das reclamações do director de programas da RTPN, José Alberto Lemos, depois de a Zon TV Cabo ter mudado o lugar do canal na grelha de programação e de o ter retirado do Pacote Selecção.

José Alberto Lemos questionou a retirada do canal do pacote mais barato, onde se manteve o Gigashopping e dois canais de teste, bem como a alteração do lugar na grelha, passando para 36º lugar, enquanto os outros canais de informação do Cabo, SIC Notícias e TVI 24, mantiveram as mesmas posições.

De acordo com o director de comunicação da Zon TV Cabo, o acordo foi alcançado numa reunião ao final da tarde de sexta-feira, durante a qual foram ultrapassados os diferendos.

«A RTPN foi informada em tempo útil das alterações na grelha, como foram todos os afectados pelos movimentos, necessárias aos rearranjos que estamos a fazer», disse, explicando que a RTPN entendeu na altura que esta alteração tinha reflexo nas audiências e pediu para voltar à posição inicial.

«Falámos com os técnicos, e eles acharam que era possível, fazendo outros rearranjos, o que aconteceu», acrescentou Paulo Camacho.

O mesmo responsável adiantou ainda que durante as negociações, foi acordado ainda alterar algumas cláusulas do contrato entre a RTPN e a Zon, de modo a incluir o canal de notícias em todos os pacotes.

Segundo Paulo Camacho, os rearranjos no cabo estão a decorrer faseadamente «sem sobressaltos» desde Fevereiro, para acomodar mais conteúdos e por causa das redes de nova geração.

O director-adjunto da RTPN Dinis Sottomayor confirmou que o canal regressou à posição inicial e que passou a integrar todos os pacotes da Zon.

Escusando-se a adiantar mais pormenores, assegurou que os responsáveis pelo canal estão satisfeitos com o acordo.

O canal Odisseia vai estrear a 5 de Maio, às 22:00 horas, um especial de programação sobre o mundo das cores. «Cores, Um Universo para Descobrir» aprofunda «as origens, a natureza e o poder surpreendente da cor».

Composto por três episódios realizados por Hugh Piper, o especial de programação promete viajar ao interior do olho para compreender «como o Homem percepciona e diferencia a cor», recorrendo à opinião de artistas, historiadores, neurologistas e cientistas, segundo o divulgado em comunicado.

Os telespectadores terão ocasião de perceber porque é que uma refeição colorida desperta o apetite, porque é que o ambiente azul-escuro deprime e entristece, e de que modo as cores facilitam a assimilação de conceitos no processo de aprendizagem, entre outras.

«Como Percebemos as Cores» será emitido dia 5 de Maio, abrindo o especial. Segue-se «Como Criamos as Cores», dia 12; e «A Força da Cor» encerra o ciclo, dia 19.

De modo a comemorar duas décadas de extraordinária difusão do desporto, o Eurosport criou um emocionante “Especial 20º Aniversário” que será emitido através de toda a sua plataforma multimedia, entre 16 e 25 Maio: “on-air”, com alguns dos campeões mundiais mais prestigiados a falar em exclusivo das suas memórias dos 20 anos de transmissões Eurosport (lendas de desportos desde o Futebol até à Fórmula 1 vão cantar os “Parabéns” ao Eurosport, numa série de mais de 50 mensagens festivas); e “online”, com um especial abrangendo a rede de websites Eurosport a complementar conteúdos editoriais exclusivos à volta do aniversário. Adicionalmente, e em homenagem aos adeptos desportivos de toda a Europa, o microsite www.20years.eurosport.com está a promover até 14 de Junho um concurso “À Procura do Super Fã”, com o vencedor do mesmo a ter direito a uma magnífica viagem para duas pessoas a Nova Iorque e ao US Open. A festa de 10 dias vai acabar em grande a 25 Maio às 19h15 (hora portuguesa), com as velas do 20º aniversário a serem apagadas por campeões e membros da equipa Eurosport durante o popular “show” em directo de Mats Wilander “Game, Sets & Mats”.



A partir desta segunda-feira dia 4 de Maio, e de segunda a sexta, os espectadores do Animax podem redescobrir esta serie mítica ou ficar a conhecer pela primeira vez as suas lendárias aventuras: “Os Cavaleiros do Zodíaco” nasceu como um “manga” e transformou-se depois numa série de “anime” japonês criado originalmente por Masami Kurumada. O argumento centra-se na história de um grupo de jovens guerreiros denominados “cavaleiros”, que lutam para proteger a deusa grega Atena das forças do mal. Para lutar, os cavaleiros fazem uso da sua energia interior, dos seus punhos e armaduras, que lhes servem de protecção e que além disso são inspirados em constelações ou seres da mitologia grega.

HD-200T é a referência do novo receptor para a Televisão Digital Terrestre (TDT) portuguesa lançado pela MVision. Com capacidade para 5.000 canais, esta “set-top-box” destaca-se pela integração de um “PVR Ready” via UBS, várias saídas de vídeo (HDMI, componentes, Scart, composto), a presença de um EPG e uma porta para USB 2.0. Está à venda pelo preço de 109 euros (+ IVA).

Mais uma experiência tecnológica por parte de um operador europeu: aquando do jogo Barcelona/Chelsea da passada terça-feira a contar para as meias-finais da Liga dos Campeões, os telespectadores do canal privado francês TF1 puderam “dialogar” entre si enquanto assistiam ao encontro. Para tal, bastou-lhes assistir à transmissão em directo desse jogo no site www.tf1.fr/live/ e ligar-se ao “Livefeed” do Facebook, colocado do lado direito do ecrã. Uma experiência que o canal generalista pretende repetir em próximos programas desportivos ou conteúdos de “real TV”.

No Hispasat 1C (30W) • Canal 53 deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:53 PID:7710/7810 Castelhano)
• CNC - Canal de Noticias Continuo deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:15 PID:1501/1502 Castelhano)
• TV Cabo: Disney Channel Portugal deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:900 PID:701/702 Português)
• TV Cabo: Disney Cinemagic +1 Spain & Portugal deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:846 PID:8065/8066 Português)
• Localia deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:6 PID:611/612 Castelhano)
• Telelinea TV deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:11 PID:779/789 Castelhano)
• TSF - Televisió Sense Fronteres deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:26
No Intelsat 10 (IS-10) (68.5E) • MyTV: Inicio de Setanta Sports News (África do Sul) em DVB-S nos 12522 MHz, pol.H SR:26657 FEC:1/2 SID:21 PID:289/545 Inglês - Conax.
• MyTV: Fox Sports Africa deixou de emitir nos 12522 MHz, pol.H (DVB-S SID:21 PID:289/545 Inglês)
• A testcard identified Prayer TV has started in Em aberto on 12562 MHz, pol.H SR:26657 FEC:1/2 SID:18 PID:280/536 Inglês. !mire
No Hispasat 1C (30W) • Meo: Nova frequência para Animax: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:117 PID:4225!mpeg4/4226- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Baby TV: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:113 PID:4193!mpeg4/4194 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para BBC World News: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:122 PID:4265!mpeg4/4266 Inglês- Mediaguard 3). !169
• Meo: Nova frequência para C-Music: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:120 PID:4249!mpeg4/4250 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Canal de Historia: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:112 PID:4185!mpeg4/4186 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Canal Hollywood Portugal: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:115 PID:4209!mpeg4/4210 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para E! Entertainment TV: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:118 PID:4233!mpeg4/4234 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para EuroNews: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:126 PID:4297!mpeg4/4298 Português,4555 Inglês- Em aberto).
• Meo: Nova frequência para Eurosport: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:108 PID:4153!mpeg4/4154 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Eurosport News: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:109 PID:4161!mpeg4/4162 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para NatGeo Music: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:119 PID:4241!mpeg4/4242 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para NatGeo Wild: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:111 PID:4177!mpeg4/4178 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para National Geographic Portugal: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:110 PID:4169!mpeg4!hd/4170 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Private Spice: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:123 PID:4273!mpeg4/4274- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP 1: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:101 PID:4097!mpeg4/4098 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP 2: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:102 PID:4105!mpeg4/4106 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP Açores: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:107 PID:4145!mpeg4/4146 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP Africa: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:103 PID:4113!mpeg4/4114 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP Madeira: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:106 PID:4137!mpeg4/4138 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTP Memoria: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:104 PID:4121!mpeg4/4122 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para RTPN: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:105 PID:4129!mpeg4/4130 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Sci-Fi Portugal: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:121 PID:4257!mpeg4/4258 Português- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para Style Network EMEA: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:124 PID:4281!mpeg4/4282 Inglês- Mediaguard 3).
• Meo: Nova frequência para TCM Portugal: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:114 PID:4201!mpeg4/4202 Português- Mediaguard 3). Evenings
• Meo: Nova frequência para TVCine 2: 11731 MHz, pol.H (DVB-S2 SR:30000 FEC:3/4 SID:116 PID:4217!mpeg4/4218 Português- Mediaguard 3).
No Hotbird 6 (13E) • Inicio de Sonshine TV (Estados Unidos) em DVB-S nos 12597 MHz, pol.V SR:27500 FEC:3/4 SID:8206 PID:4001/4011 Inglês - Em aberto.
• The Kingdom of Jesus Christ deixou de emitir nos 12597 MHz, pol.V (DVB-S SID:8206 PID:4001/4011 Inglês)
• Sky Italia: Conto TV 3 (Itália) está em aberto (11662 MHz, pol.V SR:27500 FEC:3/4 SID:8427 PID:901/902 Italiano).

O operador britânico BSkyB vai lançar mais um serviço interactivo no próximo mês de Junho: trata-se de uma funcionalidade que vai permitir ao telespectador apreciar a versão longa das publicidades difundidas em cerca de 50 canais presentes no “bouquet” Sky Digital, bastando para isso clicar na tecla verde do telecomando.

O Canal de História estreia este sábado dia 2 às 22h00 (continuando a exibição nos sábados 9 e 16) a série “O Sexo na Antiguidade”, que nos convida a reviver os hábitos e costumes sexuais dos nossos antepassados, abordando as origens do casamento, as primeiras formas de prostituição, os comportamentos antigos perante a homossexualidade e a forma como era vivida a noção de intimidade no casal.

O grupo televisivo francês Canal+ anunciou a criação de “Canal Ready”, um “selo” que será colocado a partir do próximo Verão em todos os equipamentos televisivos (receptores satélite, TDT e televisores integrando módulos de controlo de acesso na norma CI+) compatíveis com as suas ofertas e serviços. Para tal, serão assinados acordos com os fabricantes presentes no mercado francês, ficando estes obrigados a respeitar critérios de exigência em termos de televisão por assinatura, nomeadamente em matéria técnica, de segurança e de funcionalidade.

Novidades Yacht & Sail

O canal Yacht & Sail, dedicado ao mundo da vela, apresenta um novo logo já neste mês de Maio, uma decisão que se insere na estratégia de melhoramento da identidade do canal. Esta mudança visual será acompanhada por um reforço de conteúdos na grelha de programação.

Os pais de Madeleine, a criança britânica de quatro anos que desapareceu de uma estância de férias no Sul de Portugal, faz domingo dois anos, relançam segunda-feira na televisão norte-americana a campanha para a tentar encontrar.

Na entrevista concedida no «talk-show» «Oprah», líder de audiências audiências na estação norte-americana de televisão CBS, Kate e Gerry McCann foram confrontados com uma imagem trabalhada por peritos (com a colaboração dos McCann) para mostrar o aspecto de Madeleine McCann aos seis anos.

Kate McCann confessou não reconhecer a filha na fotografia.

O canal Hollywood tem em agenda, para Maio, as sessões «Domingos Deluxe», trazendo obras de comédia norte-americanas semanalmente, partir das 22:00 horas.

O ciclo vai abrir dia 3 de Maio com «Johnny English», de Peter Howitt, protagonizado por Rowan Atkinson («Mr. Bean»). Trata-se de uma sátira aos filmes de espionagem, em que um desastrado agente dos Serviços Secretos Britânicos é a última opção do Governo para recuperar as jóias da Coroa.

Dia 10 de Maio é a vez de «Meet the Parents», realizado por Jay Roach, conta com Ben Stiller e Robert DeNiro nos papéis principais. O protagonista vai passar um fim-de-semana com os pais da sua noiva, mas a experiência não é muito agradável.

Dia 17 é transmitido «Zoolander», realizado por Ben Stiller, contando com Owen Wilson e Will Ferrell. O modelo masculino Derek está em fase descendente e, para encontrar um novo sentido à vida, envolve-se num plano para assassinar o primeiro-ministro da Malásia.

A 24 de Maio, «Two Weeks Notice» vai trazer Sandra Bullock e Hugh Grant, numa comédia romântica que aborda a relação conflituosa entre um milionário e a sua assessora.

A fechar o ciclo, dia 31 de Maio, «You, Me and Dupree», de Anthony e José Russo, traz Matt Dilon, Kate Wilson e Owen Wilson. Um casal vê a sua vida perturbada pela chegada de um amigo que ficou desempregado, segundo o divulgado em comunicado.

A terceira ronda do FIA World Touring Car Championship em Marraquexe a 3 Maio vai marcar várias estreias históricas: será a primeira vez que um Campeonato do Mundo FIA é produzido em HD, a primeira visita do WTCC a África e o lançamento de um novo programa TV de bastidores, "WTCC Inside". O Eurosport Events, difusor anfitrião e promotor do campeonato, irá produzir em HD 9 das 12 rondas desta temporada: Marraquexe, Pau, Valência, Brno, Porto, Brands Hatch, Oschersleben, Imola e Okayama. As transmissões HD do WTCC serão produzidas utilizando uma média de 14 câmaras HD de pista, 2 câmaras RF HD e 14 câmaras SD 16:9 “on-board”, bem como um novo carro de exteriores Digital TV desenvolvido pela empresa belga Alfacam. Uma extensa cobertura HD em directo deste campeonato FIA WTCC vai assim estar disponível no Eurosport HD - o "simulcast" em Alta Definição do Eurosport, lançado em Maio 2008. De referir que, a partir de Marraquexe e em todas as 7 corridas europeias, o Eurosport irá transmitir ainda "WTCC Inside", um novo e inovador programa de 26 minutos com imagens de bastidores.


A Agência Espacial Europeia (E.S.A.) confirmou a data de lançamento dos engenhos “Herschel” e “Planck”: o próximo dia 14 de Maio, através de um satélite Ariane 5, a partir do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa). Recorde-se que a partida destes dois satélites, fabricados pela Thales Alenia Space, foi adiada por diversas vezes, devido a verificações adicionais. O telescópio espacial “Herschel” vai estudar a formação das estrelas e das galáxias, enquanto que o “Planck” destina-se a analisar a irradiação emitida pelo “Big Bang” há 13,7 mil milhões de anos.


Conforme previsto, foi oficialmente lançada esta quarta-feira a oferta gratuita de Televisão Digital Terrestre (MUX A), na presença de Zeinal Bava, presidente executivo da PT, do ministro das obras públicas, Mário Lino, e ainda dos dirigentes dos canais envolvidos nesta oferta (RTP, SIC e TVI). Uma das surpresas anunciadas foi a disponibilização da TDT já a partir de hoje em 29 concelhos (superando assim a proposta inicial de 8 a 10 localidades), cobrindo 40% da população portuguesa: Alcochete, Almada, Alpiarça, Amadora, Barreiro, Benavente, Chaves, Coimbra, Entroncamento, Évora, Faro, Funchal, Gaia, Golegã, Lisboa, Mangualde, Matosinhos, Moita, Montijo, Oeiras, Olhão, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Salvaterra de Magos, Seixal, Sintra, Torres Novas e Viana do Castelo (além destes locais, existem muitas freguesias de outros concelhos com cobertura TDT; consultar o site http://tdt.telecom.pt para mais informações). Outra das surpresas foi o anúncio da possibilidade de usufruir da TDT via computador – no exterior e nas localidades onde é possível a recepção do sinal – recorrendo à nova placa de banda larga móvel TMN que incorpora agora um receptor TDT. Neste lançamento, Zeinal Bava congratulou-se pelo facto da PT estar a criar condições para que o país fique integralmente coberto em finais de 2010, podendo assim antecipar em 16 meses a data do “switch-off” fixada pela União Europeia. A oferta do MUX A inclui de momento os canais já existentes na plataforma analógica (RTP1, RTP2, SIC e TVI, além da RTP Madeira e RTP Açores no caso das Ilhas), o que quer dizer que ainda não contempla o canal HD partilhado pela RTP, SIC e TVI, algo que deverá acontecer nas próximas semanas, quando estas partes se entenderem sobre o alinhamento da programação, revelou à Tele Satélite Gil Moreira, coordenador do projecto TDT na Portugal Telecom. Este responsável adiantou ainda que o EPG e a função de gravação são funcionalidades que já estão actualmente disponíveis. Quanto aos terminais que permitem a recepção das emissões de TDT em aberto, Gil Moreira reconheceu a actual escassez da oferta, confirmando no entanto que alguns fabricantes já demonstraram interesse em homologar os seus equipamentos, devendo estes serem lançados no mercado no início do mês de Maio, já com símbolo de compatibilidade atribuído pela PT.

No Atlantic Bird 3 (5W) • MCM Belgique (Bélgica) está em aberto (12543 MHz, pol.H SR:27500 FEC:3/4 SID:104 PID:124/134 Francês).
No Astra 1L (19.2E) • Nova frequência para Bloomberg Europe: 11597 MHz, pol.V (DVB-S SR:22000 FEC:5/6 SID:10067 PID:1091/1092 Inglês- Em aberto).
No Eutelsat Sesat (36E) • EuroNews deixou de emitir nos 12558 MHz, pol.V (DVB-S SID:4201 PID:4221/4231 Inglês,4232 Francês,4233 Alemão,4234 Italiano,4235 Castelhano,4236 Português,4237 Russo,4238 Árabe)
• EuroNews deixou de emitir nos 12558 MHz, pol.V (DVB-S SID:1709 PID:920/930 Francês,931 Inglês,932 Alemão,933 Italiano,934 Castelhano,935 Português,936 Russo,937 Árabe)
No Hispasat 1C (30W) • XTVL (Xarxa de Televisions Locals) deixou de emitir nos 11731 MHz, pol.H (DVB-S SID:3 PID:301/302 Catalão)
No Astra 1L (19.2E) • Sky News International deixou de emitir nos 11597 MHz, pol.V (DVB-S SID:28707 PID:305/306 Inglês)
No Hotbird 8 (13E) • M-Three sat: Blu Vacanze TV deixou de emitir nos 11541 MHz, pol.V (DVB-S SID:3618 PID:236/237 Italiano). Este canal não está a emitir por satélite na Europa neste momento.
No Atlantic Bird 3 (5W) • Canal J deixou de emitir nos 11636 MHz, pol.V (DVB Newtec)
No Turksat 3A (42E) • Novos PID para Ekin Turk nos 12525 MHz, pol.V: PID:301/302 Turco SID:10 ( SR:30000 FEC:5/6 - Em aberto).
No Astra 2A (28.2E) • Sky Digital: Inicio de Home (Reino Unido) em DVB-S nos 11817 MHz, pol.V SR:27500 FEC:2/3 SID:6501 PID:2305/2307 Inglês,2311 Inglês - VideoGuard.
• Sky Digital: UKTV Style deixou de emitir nos 11817 MHz, pol.V (DVB-S SID:6501 PID:2305/2307 Inglês,2311 Inglês). Este canal não está a emitir por satélite na Europa neste momento.
No Eutelsat W2 (16E) • Tring: Tring Life deixou de emitir nos 11283 MHz, pol.H (DVB-S SID:3 PID:1510/1520 Inglês)
• Tring: Tring Max deixou de emitir nos 11283 MHz, pol.H (DVB-S SID:5 PID:1610/1620 Inglês)
• Tring: MGM Eastern Europe deixou de emitir nos 11283 MHz, pol.H (DVB-S SID:9 PID:3110/3120 Inglês)
No Hotbird 6 (13E) • Bridge TV deixou de emitir nos 11013 MHz, pol.H (DVB-S SID:71 PID:369/625 Russo). Este canal não está a emitir por satélite na Europa neste momento.
• Nova frequência para Rete Oro: 11013 MHz, pol.H (DVB-S SR:27500 FEC:3/4 SID:2 PID:258/514 Italiano- Em aberto).
• BLU deixou de emitir nos 11013 MHz, pol.H (DVB-S SID:2 PID:258/514)